Email

mameliacavalheiro@gmail.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dia de Faxina




Nunca fui muito organizada na arrumação da casa, mas sempre tive o propósito de melhorar cada dia um pouco mais.
Depois que me aposentei e as crianças cresceram, meu tempo rendeu e comecei a me organizar melhor.

Vou postar algumas dicas que me ajudaram muito:

  1- se você não tem ajudante ( estou sem, desde setembro passado ), não queira fazer toda a faxina da casa num dia só.  O importante é fazer um pouco cada dia. Só banheiros. Só os quartos. A cozinha. As salas. Quintal. Garagem. Assim, você limpa bem cada local.

2- Determinar um lugar para cada coisa.
   As chaves. Carregadores de celular,fios de extensão, tesouras, durex, cola, canetas, tesouras, cortador de unha, bolsas e sacolas, mochilas e lancheiras, roupa suja, roupa para passar, roupas para doar, enfeites, vasos e vasinhos sem uso no momento e etc etc etc, sem falar nos milhões de objetos da cozinha.

 Pois bem, arrume gavetas para cada coisa similar ou parecida.
Arrume caixas de sapato, cobertas com papel de presente e com etiqueta do que está guardado dentro.
Nas lojas de 1 e 99 $, a gente encontra umas caixas de plático, de vários tamanhos, que podem guardar muita coisa.
Cada dona ou dono de casa sabe o que tem espalhado. Depois de cada coisa no seu lugar, o próximo passo é formar o hábito. Tirou, usou, volta para seu lugar.

3- Cada vez que você passar por um cômodo da casa, guarde alguma coisa que esteja fora do lugar. Um cd, um livro, um chinelo, uma correspondência, um copo...

4- Desapegue. Jogue fora!
   Pegue uma sacolinha plástica, abra uma gaveta e vai tirando o lixo que você vai encontrar: papel, papelzinho, notas de compras de supermercado, rótulos, caixinhas, guardanapo de papel, anotações de um telefone, mas sem nome ( de quem será ), folhetos de propaganda, embalagem sem nada dentro e etc etc...
Se cada dia você gastar 10 minutinhos com uma gaveta, não vai estressar e vai dar uma boa arejada nos locais.

 Parece mentira, mas antigamente eu comprava um novo tubinho de cola, um novo durex, agulha ou outra miudesa qualquer, porque não sabia onde estavam guardados. Eu sabia que tinha, mas onde estavam? Hoje ( viva eu ) já tenho um lugarzinho para cada coisa.
Isto reflete em economia, ordem, exemplo para os filhos e uma satisfação pessoal.

Por hoje é só, pois muita faxina  cansa.

Muitas desta dicas que passei neste post eu  li em livros de organização e principalmente em dois sites muito interessantes:
 chega de bagunça: http://chegadebagunca.blogspot.com/
vida organizada: http://www.vidaorganizada.com/

Vou deixar algumas imagens que achei na internet e que mostram organização:








Boa organização a todos e boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário