Email

mameliacavalheiro@gmail.com

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Patchcolagem

Esta técnica é muito antiga, o que mudou foi o nome.
Antes se chamava aplicação e agora é apliquée ou patchcolagem.
Hoje tudo ficou mais facilitado para nós arteiras. Existe o papel termo colante que fixa o desenho escolhido sobre o tecido do trabalho a ser feito.
Depois é só bordar. No começo eu bordava com o ponto caseado à mão, mas machucava muito meus dedos, e era bem demorado. Após algumas experiências nas minhas 2 ajudantes: a Cosmos 7422 e a antiga Primacie Plus, ambas da Singer ( não é propaganda ) agora só bordo minhas aplicações à màquina.
E gostei muito do resultado.
Vejam alguns trabalhos meus:


 Estes foram para o enxoval de uma noiva de São Paulo.





 Capa de agenda.

 Almofada

 Protetor de berço.

Bandô

Neste site tem um passo a passo muito bem explicado sobre esta técnica:

http://minhacasameumundo.blogspot.com/2008/10/tutorial-aplique-ou-patchcolagem.html

Bom fim de semana para todos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um dia no avesso

Termino o dia como alguém que chupou uma dúzia de limão daqueles bem azedo.
Me acompanhem nesta estrada ácida:

# precisei de 2 recibos (de dois anos atrás) para verificar como está a situação de duas ações que os professores tem contra o governo paulista. Calma, não pensem que sou encrenqueira, eu sou da paz. Mas é um direito nosso sobre gratificações. Coisa bem antiga que parece vai dar um pouquinho de $$$$. Tenho certeza que estes abençoados recibos estão na gaveta (a terceira à direita) onde ficam as contas pagas e as garantias e certificados.
Não estão ou então estão a brincar de esconde esconde. Lembram aquela música: "...eu procurei de lanterna na mão, procurei procurei e ... não achei.........."

# parei um pouco com a busca desenfreada e fui costurar. Estou começando um bandô para quarto de menina. Já fiz as aplicações, são ramos de tulipa e hoje ia começar a bordar. Para esse tipo de bordado gosto muito da minha máquina mais antiga ( Primacie Plus ). Pois bem, arrumei a máquina na bancada e comecei o trabalho. Bobina cheia, linha de acordo com as flores e  DESASTRE. A agulha quebra. Com toda a paciencia do mundo troco a agulha e vamos lá. Dois ou três pontinhos e toim quebra de novo.....
Resolvi então verificar  o que estava acontecendo, virei, mexi, desvirei, bati, sacudi, limpei e não cheguei a um diagnóstico coerente.

# amanhã, sábado, vou procurar um técnico, já estou com dois telefones preparados para o socorro.

# a máquina chic, com 30 pontos decorativos, basta um pequeno toque e ela já sai bordando, realmente é muito boa, também da Singer, mas o ponto é de um único tamanho, não diminui e para este meu trabalho eu preciso de um zig zag pequenino, para ficar bem delicado.
Resultado duas máquinas consideradas no mercado das costureiras e eu com o serviço parado.



Só me resta cantar : ".. tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu
                                    a gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu..."

 Quanto aos limões, dizem que é bom fazer uma limonada bem geladinha. Mas hoje acho que teria que ser uma caipirinha.
 Boa noite.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Porta tesouras

Este trabalho é muito simples de confeccionar e conforme a combinação de cores ele fica muito bonito.
É o porta tesouras. Cabem 3. Super prático.
Foi um dos primeiros trabalhos que fiz em patchwork. Ainda não havia feito o curso, não tinha placa de corte, nem cortador e nem régua própria.
Descobri um vídeo na internet e me joguei.
Só tenho a foto do primeiro, deve estar com mais de 6 anos, mas tem lugar cativo na minha gaveta, guardando minhas preciosas tesouras.


Depois vieram muitos e mais bonitos, mais caprichados. Foram presenteados, vendidos, expostos e estão espalhados por vários lugares. Pena não ter fotos.
Vou deixar o vídeo onde tem o passo a passo, muito bem explicado.


Achei alguns modelos na internet e repasso para vocês.





Espero que vcs possam confeccionar lindos porta - tesouras.

********************

Gente, olhem minha primeira neta, Mariana, já vai fazer 5 meses. É mais um presente de Deus em nossa vida.

 Primeiros momentos.

 Com o enxoval que a vovó fez.

 De vestido, parece uma mocinha.

Na praia!

Que Deus abençõe muito Mariana e seus pais.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nem tudo são flores

Aos poucos vou colocando nossa viagem aqui. Mas antes das alegrias e belezas vou comentar muitos alguns contratempos.
Nunca falei aqui que tenho pânico de viajar de carro. É horrível o que sinto, tenho medo de tudo, do caminhão que eu acho que vai nos ultrapassar  (e vai mesmo, sem seta e sem vergonha nenhuma), do carro que está na frente e eu cismo que está diminuindo a velocidade e parece que vamos pra cima dele, as curvas, as subidas na serra, as descidas também nas serras, a chuva que não respeita o nosso limpador de para brisa (e eu fico com um paninho tentando desembaçar, mas o cinto de segurança não me deixa fazer movimentos nenhum)... gente como eu sofro.
E tudo isto em silêncio, pois o marido (por sinal ótimo motorista) mas insensivel ao meu PÂNICO, acha que é tudo frescura e ainda por cima não se conforma com o fato da coitada aqui ir freando, pisando firme no freio, tentando diminuir a velocidade (a ideal para mim seria 40 km), tudo isto hipotéticamente, pois estou esparramada no banco do carona. Esparramada é mentira, estou dura, tensa, não vejo paisagem e nem nada. Mal converso, isto é, troco algumas palavrinhas, tipo: "será que aquele caminhão vai entrar na nossa frente?"...   "Olha, como aquele carro corre!"... "Nossa, está cheio de radar esta rodovia"... "Vige, quanto buraco!"
 E olha que desta vez me preparei bem, tomei Florais, para controlar este medo bobo, sem sentido mas...mesmo assim foi dose.



Mas, com a graça de Deus e a PACIÊNCIA, compreensão e competência do motorista, o marido, fomos e voltamos muito bem. Para ir 12 longas horas, pois tivemos que parar para telefonar, para resolver um PEQUENO probleminha: Miriam, o motivo de nossa viagem, deu um grito quando estávamos perto de Iguape: Mãe, não estou vendo a sacola com o vestido do baile!!!!!!!!!!!!!!
Procura, mexe na bagagem, olha de novo, remexe, vira, joga, pisa em cima, e nada.
Como eu sou fina, elegante, chic e controlada, tentei diminuir o stress que se formou no recinto, digo no Fox. - Calma filha, podemos parar em Curitiba e comprar outro.      
- Temos tempo, hoje ainda é quarta feira.           
- Será que meu vestido não serve pra vc? (quase fui jogada para o meio da estrada)

Enfim, brilhou uma idéia. Minha irmã e o marido, nossos compadres queridos, também iam para a formatura, sairiam  de Guará à noite. Talvez desse tempo ....
Paramos a limusine e toca a telefonar: para um filho, para outro filho, vê onde está a chave, vai no quarto da Miriam, procura uma sacola com um lindo vestido cor berinjela ou roxo, leva na casa da tia Márcia, mas vai correndo, antes que ela viaje...
Gente, parece que foi fácil e simples, discar o número, o outro lado atender e pronto.
 Que nada! Levou um tempão, mas deu certo.
O vestido chegou no dia seguinte, em Pontal do Sul.



Primeiro piti .......... Pânico na estrada
Segundo piti .......... vestido deixado para trás
Terceiro piti........... Íamos ficar num apartamento, reservado pela locadora do prédio onde a Miriam morou por 4 anos. Era  de 2 quartos. Assim que chegamos, descansados, cheirosos, sem calor, roupa impecável, cabelos escovados, pois a viagem tinha sido super rápida, só 12 horinhas, a dona veio nos dizer que houve um contratempo em sua agenda (isto é: agenda bagunçada) e que o apartamento prometido havia sido passado para outra pessoa,  mas que poderia nos ceder uma casa perto do embarque para a Ilha do Mel .Tudo bem, só que este lugar é longe, retirado e eu morro de medo de tudo.
Como ela é muito atenta  e percebeu que não gostamos da idéia, logo arrumou um apartamento no mesmo prédio, bem no centro de Pontal, isto é numa das 2 avenidas do balneário.
Bem  espaçoso, quarto, saleta, cantinho para fogão , geladeira e pia, banheiro.
Mas vamos e venhamos nos divertimos muito nesta ampla cobertura. Colchões espalhados, junto de malas e maletas, sapatos, chinelos e tudo que é possível e necessário para viver.


Uma pequena amostra da nossa organização no espaço


Mas vou parar por aqui. Amanhã conto mais de nossa linda viagem. Sim foi linda, pois apesar dos pitis, nós estávamos muito felizes, cheios de gratidão por tudo que Deus nos dá, em especial por esta menina, tão responsável, estudiosa, inteligente, minha linda filhota Mimi.






        

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A volta


Chegamos! A viagem (super longa) 12hs de estrada para ir e o mesmo tanto para voltar.
Mas valeu, valeu muito e eu faria tudo de novo.
Foi muito bonita a formatura da Miriam, em outro post farei alguns comentários, vou esperar as fotos que ainda estão sendo organizadas. Quero primeiro aquietar a minha mente que está ainda no Paraná, revivendo este momento de minha vida tão especial que é uma vitória de minha filha caçula. É muita alegria e felicidade pra minha cabeça. Portanto logo vou repartir com vocês estas conquistas.

*****************************

Hoje vou falar de um assunto que muito me agrada A CHITA.




Este tecido é originário da India. No Brasil apareceu em 1885 e a partir daí ela se tornou brasileira. É a cara do Brasil: nos bonecos de Olinda, no Bumba-meu-boi do Maranhão, nas festas juninas, nos vestido cheios de babados...
É um tecido, morim, feito de algodão de segunda linha. No passado ela conquistou as camadas mais pobres da população, pelo baixo preço.
É toda colorida, cheia de flores, bem estampada.
Mas ela sobrevive e hoje está na moda, utilizada por estilista e decoradores famosos.
  E viva a chita!!!!

Como eu gosto muito mas muito de chita , já fiz muitos trabalhos utilizando este tecido nem sempre valorizado.


 Aplicação de retalhos de chita.

 Jogo para cozinha: toalha, puxa-saco e capa de galão de água.


 Cortinas dos balcões da área de lazer.

 Banquinho do quintal

 Reciclagem de um galão de massa corrida. Agora é lixeira do meu quarto de costura.

Cadeiras da cozinha.

Deixo outros trabalhos que encontrei na internet:










Que vocês possam aproveitar estas sugestões e criar lindos trabalhos com a chita brasileira.
Beijos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Viajando


Gente, vou viajar esta semana. É a formatura de minha filha. Ficaremos no Paraná, em Pontal do Sul e durante estes dias não postarei nada.

Não se esqueçam de mim, pra semana trarei novidades da viagem, receitas e muito patchwork.
Beijos

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Futebol

Vocês, os que corajosamente acompanham meus escritos, já perceberam que sou um pouco bastante irreverente ( esquisita, controversa ), sei lá, aceito opinião dos psicólogos .
 Vou explicar um pouco mais.
Nunca liguei a mínima para o super astro Michael Jackson. Mas vcs precisam de ver como virei fã  a partir do momento de sua morte. Fiz pesquisas, gravei as músicas do tempo do Jackson Five, salvei fotos do tempo em que ele era negro e lindo, e seguia tudo que a tv paga passava sobre ele......Aqui em casa o pessoal já estava com planos de me internar, me olhavam meio atravessado, me vigiavam disfarçadamente até que a febre passou.

Hoje aconteceu outra vez este sintoma. Sou corintiana desde menina pequena, mas não é aquela corintiana doente. Gosto do símbolo, das camisas, dos títulos, das vitórias, principalmente sobre o Santos. eh eh eh
 ( O marido e a filha entenderam esse final ).
 Nunca gostei do Ronaldo e nem o considerava um fenômeno eu gosto muito do seu xará, o Ronaldinho Gaucho.
Pois bem, não é que hoje, passei a admirá-lo! Gostei da sua entrevista coletiva, o modo pausado de falar, dando um peso às palavras, explicando sobre a sua forma física que tantos (inclusive eu ) criticaram tão duramente. Fiquei atenta ao seu pronunciamento e já me considero uma grande amiga dele..
Por isso, Ronaldo, desejo de coração que vc aproveite bem essa aposentadoria tão precoce.
Seja feliz!


Bom dia a todos!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Manta- almofada

Hoje terminei outro pedido, uma manta almofada para um bebê que vai chegar no final do mês. Gosto muito das encomendas para nenezinhos, pois enquanto vou fazendo o trabalho vou imaginando a alegria que esta nova vida vai trazer para sua família. E nem conheço a mãe e já sinto um grande carinho. A manta que terminei hoje é de soft em tons fortes, pink, com flores estilizadas.
É muito dificil nesta época, alto verão ( e põe verão nisso ) encontrar este tipo de tecido nas prateleiras nas lojas da minha cidade ( só temos 3 lojas de tecido ).
Quando eu for na 25 de março, vou fazer um pequeno estoque.


 Almofada terminada hoje

 Ela aberta


Quando fechada é uma almofada para enfeitar a caminha, o carrinho.
Esta almofada forma um bolso que esconde a manta.
É ótimo para levar em viagem, para assistir um filme na tv, fica muito fofinha.
Já fiz várias: para uma escola infantil, para minha filha ( ela usou muito durante os 5 longos anos no Paraná ), para um neto, logo vou fazer para a Mariana ( netinha linda ) e outras que não sei para onde foram.


 Feita para escola infantil.

 Tecido da manta

 Para a mesma escola


 Elas abertas


 Almofada da Miriam

 A manta

 O forro em flanela

Olha que linda.

 Deixo este vídeo para vcs terem uma idéia de como se faz para guardar a manta na almofada.


Bom domingo a todos.